Os três tipos temperamentais na Medicina Ayurvédica ou Doshas


Vata Dosha

O termo Vata Dosha deriva da palavra sânscrita vayu que significa “aquele que move coisas”; sendo traduzido algumas vezes como vento. É composto pelos elementos espaço e ar – o mais leve e subtil dos cinco elementos. É considerado, de ceta forma, como o mais influente dos três doshas porque é a força matriz por trás dos outros dois doshas, que são incapazes de se movimentar sem ele. Vata dosha é responsável por todas as actividades e sensações somáticas. É a inteligência cujos canais de percepção (temperatura, pressão, doçura, leveza, música de violino, etc.) através dos órgãos sensoriais apropriados, converte-os em acontecimentos psicológicos internos, e orquestra a apropriada resposta através dos órgãos da acção. É responsável por todos os movimentos na mente e corpo: o movimento do ar dentro e fora dos pulmões, o fluxo do sangue através do tracto alimentar, e pensamentos através da mente. Vata promove um saudável equilíbrio entre o pensamento e a emoção e faz surgir a criatividade, a actividade e a compreensão clara.

Pelo facto de vata regular o processo nervoso envolvido com o movimento, pensamentos, emoções, comer, beber, eliminação e outros funcionamentos gerais, o seu distúrbio pode muitas vezes ter consequências de grande alcance.

As pessoas com este tipo de temperamento dormem pouco, caminham depressa e falam em demasia. Os seus corpos são secos, e seu cabelo fino, escasso e frágil. Têm mentes inquietas e os seus pensamentos estão em constante divagação. Não gostam do frio e dos elementos frios, têm memória fraca e deixam muitas frases sem concluir porque as suas mentes passam abruptamente de um pensamento para outro. Apreciam os prazeres sensuais e sexuais, e gostam dos alimentos doces, azedos picantes e quentes. Comem em excesso ou frugalmente, ressonam e beb
em líquidos.

Basicamente os indivíduos vata são imprevisíveis e inseguros. Gastam dinheiro com facilidade e têm tendência para permanecer pobres. A vida dos tipos vata é relativamente curta. Sonham morar nas montanhas, nas árvores e no ar, e voar sem ajuda mecânica. O corpo vata é delgado e alto, os joelhos nodosos e débeis. O pulso é ténue e move-se como uma serpente. Quando o ar (vayu) fica perturbado, evidenciam-se os seguintes sinais; sede excessiva, agitação, secura, aspereza, endurecimento da pele, dôr, asma, tosse, dôr de ouvidos, de garganta e de nariz, problemas circulatórios, afecções urinárias e constipação. Se o ar se torna excessivo, produz aspereza da voz, palpitações e um desejo de calor; a cútis escurece e leva a uma debilidade geral. Se o ar for insuficiente, produz desassossego e às vezes inconstância.

Quando vata se apresenta equilibrado decorre uma coordenação adequada de todas as funções do corpo; os movimentos associados com o comer, a digestão e a eliminação apresentam-se de forma normal; a actividade mental apresenta-se perfeitamente controlada juntamente com os órgãos de percepção e os de acção; há uma estimulação adequada dos sucos digestivos; o desejo de levar uma vida activa; vitalidade, curiosidade e interesse natural; nas descargas ocasionais das mucosas a secagem apresenta-se normal; a função respiratória não sofre nenhum desarranjo; o padrão do sono apresenta-se de forma normal; o teor de energia atinge um nível excelente. Por outro lado, se houver desequilíbrio, o corpo apresenta-se enfraquecido ou desorganizado; os movimentos para comer, a digestão e a eliminação ficam perturbados podendo decorrer inchaço, obstipação, gazes; a mente apresenta-se agitada, confusa e a memória enfraquecida; os sentidos apresentam-se lentos, a percepção e a acção são impróprias e as respostas intempestivas; decorre uma deficiência dos sucos digestivos; uma perca de energia e alegria pela vida; descargas corporais persistentes; uma diminuição da respiração, tosse seca, distúrbios nos movimentos respiratórios; insónia, sono leve ou interrompido; fadiga sem motivo, ansiedade, preocupação, intolerância com frieza e esgotamento da
força vital.

Resumidamente podemos dizer que os tipos Vata, por exemplo, beneficiam com uma alimentação simples e nutritiva e uma rotina regular.


Pitta Dosha

O termo pitta vem da palavra sânscrita pinj que significa to shine, de acordo com a explicação de Sir Monier-Williams, a sua etimologia exacta é um mistério. Tem o significado de “o que digere” e está associado com a ideia de ser tingido-de-amarelo ou bilioso. Num sentido mais amplo, a função digestiva Paittika inclui todas as transformações químicas e metabólicas no corpo e está associada com os processos que promovem a produção de calor. Pitta também governa a nossa habilidade para digerir ideias e impressões e, por isso, compreende a verdadeira natureza da realidade. Estimula o intelecto e cria entusiasmo e determinação.

Pitta é muitas vezes olhado como o “fogo” dentro do corpo. Pense nisso como a energia armazenada nas ligações químicas de todas as substâncias orgânicas que nos colocam em actividade: está armazenada nas nossas hormonas, enzimas, ácidos orgânicos e neuro transmissores. O antigo texto Charaka Samhita ensina que pitta funciona na digestão, produção de calor, providencia cor ao sangue, visão e lustro à pele.

As pessoas de temperamento pitta apresentam uma disposição para suar constantemente; são cultas, valentes e orgulhosas. Os cabelos são suaves, oleosos e loiros, e muito cedo ficam gris ou brancos. Amantes das flores e dos aromas, têm bom carácter, uma perspectiva espiritual, são amáveis, zelosas por natureza, intrépidas e salvariam, inclusive, os seus piores inimigos. Os pittas não seguem a religião predominante e sentem pouco apego pelas relações sexuais com o sexo oposto. Gostam dos alimentos doces, amargos e adstringentes, e apreciam especialmente as bebidas frias. A temperatura do seu corpo é quente. Os músculos e articulações são fracas e a virilidade e desejo sexual não são muito intensos. Os olhos enrijecem, factor que se acentua quando estão cansados ou quando sofrem uma intoxicação ou se expõem à luz solar. Têm uma pele suave, oleosa e quente. A duração de sua vida está dentro da média. São agressivos e evitam as brigas e os lugares onde possa existir o risco de se comprometerem com elas. São como o fogo, estrelas fugazes, relâmpagos, o Sol, a Lua, objectos brilhantes e plantas venenosas. Gastam o seu dinheiro com o luxo e inventam os seus próprios métodos para ganhar a vida. Quando a qualidade pitta se altera aparecem sintomas de acidez, sensações de ardor ou queimadura, sede, irritabilidade, enrijecimento dos olhos, indigestão, calor no peito e estômago, enfermidades da pele, visão defeituosa, suor excessivo e histeria. Se pitta for aumentando agravam-se as sensações de ardor e queimadura, evidencia-se uma preferência pelos alimentos frios e refrescantes, os olhos e a pele amarelecem, assim como a urina e as fezes; o indivíduo sofre insónias, desvanecimento e diminuem as funções de seus órgãos sensoriais. Se pitta diminui, observa-se uma pele opaca e uma diminuição do calor no corpo.

Quando pitta se apresenta equilibrado, a digestão é forte e completa; a temperatura do corpo e o mecanismo da sede apresentam-se de forma adequada, a visão é excelente; há uma boa compleição, uma pele com tom e coloração saudável; o cabelo apresenta-se lustroso e ligeiramente ondulado; a pessoa mostra coragem, alegria e é centrada nos seus objectivos; o intelecto é estimulado e aberto; há uma concentração constante na verdade, disciplina e responsabilidade e uma eficiência na assimilação dos alimentos. Por outro lado, se houver desequilíbrio, a digestão apresenta-se incompleta e decorre uma diferenciação pobre entre nutrientes e desperdícios; a temperatura do corpo torna-se irregular, a transpiração fica perturbada e há uma admissão irregular de fluidos; a visão torna-se fraca; há uma variação na cor da pele podendo-se tornar manchada, inflamada e de aparência doentia; a pessoa torna-se irritadiça, ansiosa, impulsiva e obsessiva; decorrem perdas de energia e alegria pela vida; a pessoa passa a ter as faculdades de raciocínio lentas e fica espiritualmente empobrecida, podendo passar a ter azia, úlcera péptica, intestinos irritáveis, hemorróidas, diarreia e tendência para se tornar alcoólica.

Resumidamente, podemos dizer que os Pitta necessitam de equilibrar a sua intensa agenda com mais tempos de laser.



Kapha Dosha

O termo Kapha deriva da palavra sânscrita shlish que significa “aquele que mantém as coisas juntas; abraçar, coerente”. Têm-se também como uma das outras designações para Kapha que aparece em alguma literatura antiga, o termo shleshma, cujo significado é a força que estrutura tudo, desde um átomo individual ou célula até á robusta estrutura muscular e do esqueleto. Kapha dá força, estabilidade e resistência, tanto física como psicológica, e promove emoções humanas e capacidades, tais como o amor, compaixão, empatia, compreensão, perdão, lealdade e paciência. Uma função muito importante do Kapha dosha no corpo humano é a que governa a imunidade e a resistência às doenças; a sua energia promove auto-cura e o processo em avanço de auto-reparação do qual nós estamos grandemente inconscientes. Quando os efeitos de Vata e Pitta se tornam activos no corpo, Kapha actua limitando e controlando estas duas forças e prevenindo a sua actividade excessiva. Os dois mahabhutas que compõem Kapha são água e terra. Juntos, estes dois elementos prototípicos formam o fundamental protoplasma da vida. Kapha transmite a estabilidade mente-corpo-espírito e capacidades de recuperação. É a forma anabólica presente no corpo que governa a formação de neuropéptidos, revestimento estomacal e todas as novas células e tecidos que são constantemente destruídas e recriadas.
As pessoas de temperamento Kapha – dominadas pela mucosidade – possuem uma disposição indulgente e uma grande virilidade. Têm uma boa condição física, são um pouco fortes e por vezes apresentam um excesso de gordura. A mente apresenta-se estável; são sóbrios por natureza. Suas caras são como uma lua e suas articulações são sólidas, fortes, suaves e lisas. O corpo tem a cor do cobre, do ouro ou da flor de lótus, as mãos são largas e o peito grande e robusto. São sujeitos atractivos, com corpo suave. O cabelo é forte, oleoso, grosso e encrespado. Não se sentem perturbados pela fome, sede, dor, interrupções ou ruídos. Sábios e amantes da ordem, os kaphas honram a sua palavra.

Obedecem aos princípios e a pratica do correcto viver; falam com a voz baixa mas são rancorosos com os seus inimigos durante um longo tempo. Amam os prazeres sensuais. São diligentes, modestos e tem tendência para dormir profundamente durante longos períodos. Sonham com rios, reservatórios de água, oceanos, lagos, aves, aquários e flores de lótus. Quando kapha fica perturbado, fica bloqueado e pesado, com sonolência, náuseas, peso nas articulações e uma sensação de envelhecimento. Às vezes têm também uma sensação de sabor doce na boca. Se kapha continua a aumentar, agrava-se o peso nas extremidades, sensações de frio, sono excessivo, articulações frouxas, bloqueios energéticos e a pele torna-se pálida. Se kapha diminui, produz secura, sensação interna de ardor ou queimadura no estômago e intestinos, sede, articulações frágeis, insónia e debilidade geral.

Quando kapha se apresenta equilibrado decorre uma excelente assimilação nutricional, a musculatura apresenta-se firme e os ossos fortes; uma lubrificação e humidade adequadas através do corpo; articulação firme; físico estável, compacto e forte, potência sexual e imunidade fortes; estado de calma, pessoa clemente, compreensiva e paciente; digestão forte, apetite regular e regulação fisiológica da humidade respiratória equilibrada. Se estiver em desequilíbrio, decorre um mau status nutricional, flacidez e a pessoa fica fatigada com facilidade; surge certa sequidão, pois a mucosa e a saliva diminuem; as articulações mostram-se soltas com predisposição para entorses; o físico apresenta-se mole, enfraquecido e obeso; impotência sexual, sedentarismo e a imunidade diminui; a pessoa apresenta-se intolerante, insegura, ciumenta e rude; a digestão fica lenta e o apetite desregulado e pode ocorrer também um excesso de produção das mucosas por parte de todo o sistema.

Resumidamente podemos dizer que as pessoas do tipo Kapha necessitam de uma dieta mais condimentada e de actividades mais estimulantes.

(Fonte: www.ayurvedica.org )